9 Dicas Valiosas Para Ajudar o Seu Cão com Medo de Fogos!


5/5 - (1 vote)

Essas dicas valiosas para ajudar o seu cão com medo de fogos que vou passar agora, são para os casos onde as pessoas não prepararam o seu cão para barulhos muito altos.

Como a maioria deles, vão ficar com medo e estressados com todo aquele barulhão, afinal de contas, a audição dos cães é muito mais aguçada que a nossa!

 

cachorro-com-medo-de-fogos-2

 

1) A dica número 1 para Cão com medo de Fogos

 

Talvez uma das mais importantes em várias ocasiões é colocar uma plaquinha de identificação na coleira do seu cachorro. Essa plaquinha deve conter o nome do animal e um telefone de contato.

 

Desta forma, se o seu cachorro fugir por causa do medo dos fogos, quando ele for achado, a pessoa poderá entrar em contato.

 

(você pode assistir a entrevista que fiz com a Dra. Rita Ericson sobre como ajudar o cachorro com medo de fogos, cliquei aqui!)

 

2) A dica número 2 para Cão com medo de Fogos

 

Continuando nessa linha da dica número 1, muitos cães ficam tão nervosos com o barulho dos fogos, que tentam fugir de qualquer forma. Eles são capazes de pular muros altos, quebrar portas e até se jogar pelas janelas!

 

Então a dica número 2 é: Mantenha portas e janelas fechadas. Além de prevenir fugas, o barulho dos fogos será minimizado. E é claro… se estiver calor, você deverá deixar ele em um local com ar condicionado.

 

cachorro-com-medo-de-fogos-4

 

3) A dica número 3 para Cão com medo de Fogos

 

Deixe a televisão ligada com o som alto! A imagem pode distrair e o volume alto da televisão ajuda a disfarçar o barulho dos fogos.

 

4) A dica número 4 para Cão com medo de Fogos

 

Se o seu cachorro for muito medroso, não o deixe sozinho em casa, pois ele sofrerá bastante. Se possível, chame as pessoas para fazer a ceia na sua casa e mantenha sempre os olhos nele.

 

Muito importante nestes casos é não ficar fazendo carinho no seu cachorro se ele estiver com medo, pois essa sua ação vai reforçar para ele que aquele situação é perigosa e ele está “certo” de estar com medo.

 

Simplesmente mantenha-se calmo, como se nada estivesse acontecendo. Não mude seu tom de voz e quando um barulho acontecer, você até pode comemorar se quiser, de forma discreta.

 

5) A dica número 5 para Cão com medo de Fogos

 

Escolha o cômodo da casa que ele mais goste de ficar e faça um “cantinho da segurança” para ele. Coloque sua caminha num local protegido, como embaixo de uma mesinha (que ele caiba), pode ser embaixo da cama ou simplesmente ao lado de um sofá.

 

cachorro-com-medo-de-fogos-3

 

6) A dica número 6 para Cão com medo de Fogos

 

Utilize maços de algodão para tapar os ouvidos do seu cão. Desta forma, o som ficará abafado e com certeza vai ajudar a diminuir o estresse dele.

 

7) A dica número 7 para Cão com medo de Fogos

 

Fazer um passeio longo ou brincar bastante com o seu cachorro até ele cansar é uma boa forma de esgotar as energias dele no final da tarde. Desta maneira, ele estará cansado e isso o ajuda a ficar mais relaxado no momento dos fogos a noite.

 

8) A dica número 8 para Cão com medo de Fogos

 

Utilizar brinquedos interativos, que liberam a comida à medida que o animal brinca com ele é uma boa forma de mantê-lo distraído.

 

Coloque seu petisco favorito e até mesmo suje com alguma ração pastosa de boa qualidade. Desta forma ele deve ficar muito mais interessado nesta recompensa e pode nem se ligar nos fogos.

 

cachorro-com-brinquedo-interativo

 

9) A dica número 9 para Cão com medo de Fogos

 

O seu comportamento diante dos fogos e de qualquer situação é claramente interpretado pelo seu cão. Portanto, principalmente nestas situações de fogos, mantenha-se tranquilo para que você passe essa tranquilidade para o seu cão.

 

Donos ansiosos costumam ter cães ansiosos, justamente porque eles refletem os comportamentos do tutor.

cachorro-com-medo-de-fogos

 

Preferencialmente, utilize o máximo desta dicas juntas, que isso vai ajudar bastante o seu cão a não ficar estressado ou com medo durante os fogos.

 

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo

Deixe um comentário